Como proceder com as faltas dos empregados durante a greve?


O empregador tem o direito de descontar as faltas do seu empregado em virtude da greve. Isso porque a greve não cria um regime de exceção e o fato da empresa estar operando normalmente, confere ao empregado a obrigatoriedade de comparecer ao trabalho. Ausentar-se em virtude da greve, portanto é considerado como falta e passível de desconto.

  • E se seu empregado estiver indo ao trabalho, mas estiver chegando atrasado todos os dias em razão da greve?

Para isso recomenda-se o bom senso. Os atrasos podem ser sim descontados, contudo admitir o atraso em alguns casos traz ao empregador maior humanidade.

  • Eu empregador, posso dispensar meus empregados e descontar o (os) dia (dias) da dispensa em holerite?

A resposta para esta situação é não, uma vez que foi o próprio empregador quem optou pela dispensa. O que a empresa pode exigir é a compensação destas horas posteriormente.

Assim, se o empregador optar pela dispensa temporária, recomenda-se que seja assinado pelos empregados um acordo de compensação de horas, porém, deve-se atentar as regras de compensação de horas que determina a lei para que este pacto tenha validade.

  • E se seu empregado não achar justo o desconto do dia do trabalho?

O correto a ser feito nesses casos é dirigir seu empregado ao setor de recursos humanos, pedindo para que este faça uma carta argumentando as razões pelas quais ele considerou injusto o desconto salarial. Após isto, os argumentos devem ser analisados e deve-se decidir se a empresa manterá o desconto ou não. Mais uma vez, recomenda-se o bom senso.

  • Eu empregador, posso pedir para que meu empregado trabalhar home office por causa da falta de combustível?

Sim, você pode. Mesmo nas empresas em que a prática do home office é inexistente, pode-se implantar tal espécie de trabalho de modo temporário. Contudo, deve-se fornecer ao empregado todas as condições para que este cumpra seu trabalho adequadamente (notebook, internet, celular e demais itens que forem necessários).

Também é permitido que a empresa controle o trabalho realizado home office para garantir que o empregado está cumprindo com seus deveres. No que se atine a este ponto, inúmeros são os meios de controle (celulares, pontos eletrônicos em sistema, acesso com login, etc.)


Recentes

Arquivo

Siga no Facebook

  • Grey Facebook Icon

©2016 por De Camargo & Amaral.